quinta-feira, 1 de março de 2012

Estudo Preliminar do CT-INFRA-CCB-UFV


O edifício CT-INFRA-CCB-UFV irá abrigar as coleções do Centro de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Viçosa-MG, compostas das coleções da Botânica, Entomologia, Biologia Animal e Microbiologia, além de laboratórios de uso comum, tais como Laboratório de Biologia Molecular, Laboratório de Bioinformática e Laboratório de Processamento de Imagens e áreas de apoio.em dois pavimentos, com 2.800m².


Do Conceito do Edifício:
Todo projeto de arquitetura parte de conceitos preliminares, também chamado de “partido”, sobre os quais se desenvolve a solução física da edificação.
O principal conceito do edifício do CT-INFRA-CCB é ser ele um edifício com uma visão matricial, isto é, que não possua uma forma geométrica fechada, pronta e acabada, mas que permita um desenvolvimento para vários eixos e pavimentos, permitindo a ampliação sem a configuração de “puxadinhos”. Este conceito tem sido empregado na Universidade Federal de Viçosa ao longo das últimas três décadas, e tem resultado em edificações expansíveis, otimizando o uso de recusos públicos, mesmo os de pequena monta, para consolidar suas edificações e laboratórios.
Para tanto o edifício se desenvolverá em torno de um nó central de circulação e serviços, sendo suas áreas úteis dispostas em blocos modulares, tanto no sentido horizontal, quanto no vertical, cujo módulo estrutural básico terá as dimensões de 7,5x7,5 metros e seus submódulos, com pé direito de 3,75m, blocos estes que poderão ter até três pavimentos e crescer segundo os três eixos pré-definidos.
 
 



 




Arquitetos
Aguinaldo Pacheco CREA 1.325-DF - CAU4.384-2
Cláudio  O. Pupo Filho - CREA 74.533/D MG - CAU 57.942-4

Nenhum comentário: